Semana mares limpos

Local

Horário

Data

Em 2017 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Instituto Ecosurf em um esforço inédito, criaram a #SemanaMaresLimpos com o objetivo de conectar e integrar grupos em todo o Brasil que atuam no mês de setembro com campanhas voluntárias de limpeza nas cidades para constituir uma grande rede nacional – Rede Mares Limpos de atores e organizações.

A intenção da #SML foi fortalecer esses grupos e amplificar suas vozes, reconhecendo o seu trabalho, dedicação e chamando a atenção para o impacto que nossas atividades cotidianas têm no ambiente. Além disso, a semana oportunizou a participação de escolas da rede pública e privada na realização de ações de combate ao lixo nos rios e no mar.

A primeira #SML foi um sucesso: em 2017, 136 grupos brasileiros e 2 internacionais se inscreveram e quase 10 mil pessoas foram mobilizadas, diretas e indiretamente. As informações registradas por parte desses grupos permitiram através de um método próprio de catalogação de resíduos e sistematização de dados, a realização do primeiro relatório nacional sobre os tipos de resíduos mais encontrados a partir de ações voluntárias de limpeza. Os dados apresentados serviram de alerta sobre hábitos de consumo que podem ser mudados e também sobre a necessidade de rever a produção e o descarte de determinados itens.

Como participar

Encorajamos grupos em todas as regiões do Brasil e do mundo a organizar atividades e registrar-se conosco para obter acesso às nossas ferramentas de planejamento e recursos de eventos.

Já são mais de 20 anos de experiência em projetos de Limpeza de Praia.
Também conectamos grupos para criar uma rede de apoio que garante resultados contínuos para as comunidades e o meio ambiente. Compartilhamos experiências e resultados para que outras pessoas possam ser inspiradas a agir.

A Rede Mares Limpos (Rede Brasileira de Combate ao Lixo no Mar) é uma iniciativa do Instituto Ecosurf através do Projeto Limpeza de Praia que visa constituir um amplo esforço colaborativo e distribuído para monitorar a poluição por resíduos sólidos nas praias brasileiras, sendo uma comunidade de aprendizagem e difusão da ciência cidadã para promoção do conhecimento.

A rede é parte da estratégia de mobilização social da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, lançada em 2017, que tem como objetivo gerar um movimento global para combater a poluição por plásticos, incidir nas políticas públicas, promoção de ações diretas e articulação de medidas para reduzir o avanço do lixo nas praias, rios, mares e oceanos. Desde então, 60 países se comprometeram a fazer suas partes para reduzir a prevalência de plásticos descartáveis.

Outros eventos